sábado, 27 de abril de 2013

DADOS HISTÓRICOS DE ROLÂNDIA - PR.


HISTÓRIA DE ROLÂNDIA

O povoamento de Rolândia teve início em 1932 com a chegada dos primeiros colonos alemães que haviam comprado terras na Gleba Roland, assim denominada em homenagem ao lendário guerreiro medieval Roland - um dos doze pares da França, sobrinho de Carlos Magno. A fundação da cidade aconteceu em 29 de junho de 1934, com o início da primeira construção urbana – o Hotel Rolândia. A partir daí, várias construções se sucederam, dando origem a uma próspera vila, no meio da mata.

Várias construções se sucederam, dando início a uma próspera vilaA fundação da cidade de Rolândia fez parte de uma grande campanha para a colonização do Norte do Paraná, iniciada em 18 de fevereiro de 1926, com a Portaria nº 65, do Governo do Paraná, determinando a demarcação das áreas adquiridas pela Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da Paraná Plantation Ltda, cujos donos eram ingleses. A venda dos terrenos começou em abril de 1929, no governo de Afonso Alves de Camargo. A Cia. de Terras Norte do Paraná,  em parceria com a Paraná Plantation e Cia. Ferroviária São Paulo-Paraná, planejou e executou audacioso plano de colonização da região, nos moldes de outro projeto, desenvolvido na região de Araçatuba (São Paulo), a partir de 1911. Áreas que mais tarde seriam patrimônios ou cidades foram reservadas, com distâncias médias entre 10 e 15 quilômetros, entre elas, justificando hoje a proximidade entre cidades de uma mesma região. Numa segunda etapa, as glebas foram divididas em pequenas propriedades e vendidas,  principalmente aos imigrantes.

a Igreja Luterana - um dos marcos da religiosidade dos colonos alemãesOS ALEMÃES - Corria o ano de 1932 e, na Alemanha, o Ministro Erich Koch- Weser, conhecendo o plano de colonização da Cia. de Terras Norte do Paraná, estudava a possibilidade de fundar uma colônia alemã  nesta região do Brasil,  dando oportunidade aos cidadãos que não encontravam meios de trabalhar em seu país. Vale lembrar, todavia,  que a primeira colonização alemã introduzida no Paraná remonta ao ano de 1829, com a chegada de 300 colonos à região onde hoje estão as cidades de Rio Negro e Mafra.
A COLONIZAÇÃO -   convidado pelo Ministro Koch-Weser, o engenheiro agrícola Oswald Nixdorf assumiu a incumbência de fundar essa colônia que garantiria o a fertilidade da terra roxa atraiu colonos de todos os cantosfuturo do imigrante alemão. Nixdorf chegou ao Norte do Paraná (Londrina)  1932, com a esposa Hilde e a filha Gizela. Depois de escolher a gleba e demarcar os lotes, Nixdorf e sua família mudaram-se para a Gleba Roland, por ocasião do Natal daquele ano. O próprio Ministro Koch-Weser, por razões políticas, imigrou para o Brasil, vindo, com a família, pouco mais tarde, integrar o grupo de colonizadores de nossa cidade. A fama da fertilidade da “terra roxa” se espalhava pelo mundo e o Norte do Paraná ficou conhecido como a Canaã Brasileira. Em pouco tempo, mineiros, paulistas, nordestinos e filhos de imigrantes alemães, radicados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul chegaram a Rolândia. Outros imigrantes estrangeiros vieram somar-se aos primeiros moradores e muito contribuíram para o seu desenvolvimento: japoneses, italianos, suíços, espanhóis, sírio-libaneses, húngaros, poloneses, tchecos e austríacos, entre outros.
EMANCIPAÇÃO – Ex-distrito de Londrina, Rolândia obteve sua emancipação em 1943 e a instalação do novo município aconteceu no dia 1º de janeiro de 1944. Nessa época, a exemplo de outros municípios brasileiros que mudaram seus nomes, de origem germânica, devido à Segunda Guerra Mundial, a cidade era chamada de Caviúna (numa referência à madeira nobre encontrada na região). A denominação definitiva do município – Rolândia – só foi oficializada em 1948.

Nenhum comentário:

Postar um comentário