sábado, 7 de setembro de 2013

ROLÂNDIA - MEUS TEMPOS DO PRIMÁRIO NO GRUPO SOUZA NAVES

Eu (e a maioria da molecada) estudei o primário no Grupão Souza Naves...No tempo da Dona Marli Diretora.  No recreio serviam sopa de fubá (rs)....tinha que trazer o prato....(eu não levava não!) Só comia lá quando serviam leite preparado com  o pó mandado de presente pelo presidente John Kennedy (Aliança para o Progresso)... As vezes serviam pão com pasta de aveia.... Ai ninguém ficava de fora.... No intervalo os marmanjos queriam bater nos mais pequenos e mais fracos... Como não sou bobo fiz amizade com o Ladislau (um cara super respeitado)...  Um dia um grandão queria me bater (devo ter aprontado alguma) na hora "h" adivinha que chegou pra me salvar? acertaram... O Ladislau.... Lembro-me que a gente arrancava espinhos de carrapicho e jogávamos por trás nas roupas dos colegas, sem que eles soubessem. Tinha um colega que trazia máquina fotográfica sem filme e colocava todo mundo para tirar foto em cima do muro. Uma vez eu e mais dois colegas não fizemos o dever de casa e fomos levados para a sala da diretora Marli que era um carrasco. Vinte reguadas cada um nas mãos. Quando ela foi bater no primeiro quebrou a régua... os outros idiotas ( inclusive eu) rimos... aí ela de raiva pegou duas juntas.. bem espessas.. e aumentou a dose para 30... aí aí.. por que fomos  rir? fiquei com a mão vermelha o dia inteiro.. Um dia joguei pó de mico nos colegas na hora da fila.. quando entramos parecia que todo mundo tinha endoidado.. menos eu.. era tral de coça.. coça... (comecei a me coçar tbm para disfarçar). chamaram a dona Marli para revistar para descobrir o autor da proeza...quando chegou a minha vez ela nem revistou  direito.. eu tinha cara de bonzinho... hehehe.. Enfim.. acabou a aula .. fomos para casa tomar banho... Eu era amigo do Mauro Rodrigues (ainda sou) e um dia encontramos um filhote de pardal na entrada  do Grupão.... O Mauro muito sacana falou: - Farina pega pra vc é filhote de canarinho!.... Inocentemente acreditei  e coloquei o filhote no bolso do Guarda Pó (uma espécie de jaleco)...rs... No meio da aula o filhote escapou e a molecada endoidou pra pegá-lo... resumindo... acabou a aula.  Da janela da sala vi que o filhote entrou no porão da sala. Na saída fui lá e o peguei e o levei para casa.  Acabei levando uma bronca do meu saudoso pai: - "Solta este passarinho Zé Carlos, vc não está vendo que é um filhote de Pardal!... Acabei criando o pardal na gaiola por uns tempos...  Se na época existisse o atual Estatudo da Criança e Adolescente terminaríasmos o ano letivo sem professoras. Eu acho que apanhei de todas as professoras do primário. Lembro-me que uma vez errei a tábiado do 8 e a professora não só puxou a minha orelha.. ela torceu.. eu acho que é por isso que tenho orelhas grandes. Tinha uma professora que era doida varrida.. ela gritava.. tacava gis.  tacava apagador. pulava um metro de altura quando tinha xiliques... A violência era tão grande que a diretora Marli uma vez deu um banho em um colega meu na frente de todo a Escola só porque ele não tinha lavado os ouvidos e cortado as unhas.. pode?? Orra. nesta hora eu aparei as minhas unhas compridas no dente... No recreio a criançada brincava de biblioquê ( eram centenas).. tinham uns caras bons mesmo.. começavam a dar "piruetas" e não paravam nunca.. faziam milhares de pontos.. brincávamos de peão ( tinha tbm uns caras ótimos).. eles acertavam os peões que estavam no roda e ficavam com os brinquedos.. Brincávamos tmb de bolinha de gude.. aqui tbm a mesma coisa.. tinha uns caras que acertavam as bolinhas de longe.. e iam "rapelando" a molecada.. brincávamos tbm de "salva".. Pena que o intervalo acabava logo e lá íamos nós enfrentar  as professoras bravas...JOSÉ CARLOS FARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário