quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CAUSOS DE ASSOMBRAÇÃO - ROLÂNDIA - PR.

EM VOLTA DO FOGÃO À LENHA

Eu e meu primo sentávamos a beira do fogão de lenha caipira e sentados em volta da mesa iluminada por lamparina ficavam os meus avós, meu tio e amigos contando causos de assombração e tomando café torrado em casa. Era gostoso sentir o cheiro do café e o calor do fogo. As vezes minha tia fazia pipoca com gordura
de porco ou pão com torresmo...Conforme as pessoas se mexiam era projetado na parede as sombras gigantes...Tudo aquilo era mágico e ao deitarmos ficávamos recordando os causos e demorávamos para dormir com medo que algumas daquelas assombrações viessem gemer na beira da cama ou puxar as cobertas. (deitar com os pés de fora nem pensar...) Lembro-me de várias causos...um deles o peão vinha voltando do namoro à cavalo e passando perto de uma certa porteira mal assombrada sentiu que alguém pulou na sua garupa...quando olhou era um homem que havia morrido próximo dali e vinha sempre esperar as pessoas nas noites de lua cheia....a meia noite...
Meu primo, quase toda a noite, tinha que repetir um causo de assombração que ele ouviu que era mais ou menos assim: "Uma mulher pediu pra seu filho ir no açougue comprar carne. No meio do caminho gastou todo o dinheiro com sorvete. Como a mae era brava, foi até o cemitério e desenterrou um cadáver que havia  morrido naquele dia e tirou um pedaço que entregou para a mãe , que sem saber,  fritou na janta. À noite, a meia noite, no escuro o menino ouviu abrir a porta do seu quarto e olhando viu um vulto branco que veio até a sua cama. O menimo se escondeu debaixo da coberta. A assombração vinha gemendo e falando: - "eu sou o dono daquela carne que vc roubou no cemitério....eu quero a minha carne de volta....eu estou ao seu lado....eu vou pegar no seu pé....oh oh oh oh oh oh!.....Mesmo tendo ouvido várias vezes, a molecada sempre tinha medo e sempre se escondiam debaixo da coberta....(risos)
JOSÉ CARLOS FARINA- ROLÂNDIA - PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário