domingo, 26 de dezembro de 2010

SEU CARDOSO - LAÇADOR DE CACHORROS

SEU CARDOSO - UM HOMEM MUITO FORTE


O seu Cardoso, de saudosa memória, era amigo da família Farina. Ele era muito forte. Quando eu era vereador nos anos 80 tive o prazer de entrevistá-lo. A entrevista,  por escrito, encaminhei na época para o o nosso museu (não sei se guardaram como deviam). Entre outras coisas ele me disse que chegou aqui em 1934 quando tudo era mato. Ele foi um dos lenhadores que ajudaram a derrubar a mata virgem no perímetro central da cidade. Ele me disse que ajudou a derrubar a mata ali nas proximidades do Colégio Souza Naves. Depois ele trabalhou na abertura do leito da estrada de ferro. Ele relatou que usavam enxadões e picaretas. A terra era tirada de um lugar e levada por carroças puxadas por burros para outro lugar. Os burros eram ensinados. Era só carregar e dar uma voz de comando e eles iam sozinhos levar para o outro lado para descarregar. Seu Cardoso tinha como passatempo caçar "jacús" ali pra baixo do atual Colégio Santo Antonio. Nos anos 60, 70 e 80, seu Cardoso era o laçador de cachorros da carrocinha. Eu e os demais moleques da época torcíamos contra ele. Eu tinha ( e tenho ainda) dó do destino que os cães tinham. ( virar sabão). Mas a culpa não era dele. Ele era funcionário da prefeitura e cumpria com as ordens de seus superiores. Na época era assim que funcionava. Hoje nem carrocinha temos.

JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.,

Nenhum comentário:

Postar um comentário