HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: Inaugurada em 1936 como Caviúna, alterou em pouco tempo o nome para Rolândia. Há fontes que citam a data de 25/01/1936 para a inauguração, e que a estação se chamava Villa. A foto ao lado, de uma revista não identificada e publicada em 19/3/1936, teria sido publicada quase dois meses após a inauguração, o que parece muito tempo. Mais tarde foi construída uma nova estação para substituir a antiga, com um prédio mais moderno (e horrível). "A ferrovia também faz parte de minhas lembranças de infância em Rolândia, onde a linha do trem passava a poucos metros da janela do meu quarto, com um barulho que parecia um terremoto. Lembro-me de um aniversário, quando as faiscas da maria-fumaça provocaram um incêndio na capoeira à beira da linha e todos os convidados correram com baldes para tentar apagá-lo. Parece que conseguiram, pois hoje a
casa continua lá.
Aliás, a ferrovia e a casa continuam no mesmo lugar em Rolândia, com um movimento bastante ativo de trens. Meu pai chegou a Rolândia em 1936 e contava que, quando chegava de São Paulo, primeiro lançava pelas janelas as malas e depois saltava na porta da nossa casa. Ainda hoje, quando vou a Rolândia, um de meus passeios prediletos é ver o pôr-do-sol na linha do trem" (Ursula Dannemann, 06/2006). Ela está hoje fechada, depois de ter sido utilizada por algum tempo pela ALL, atual concessionária da linha. Em 2000, a estação tinha em seu pátio 4 desvios.
AO LADO: Flagrande tomado no dia da inauguração da estação de Rolândia. Vejam que o nome Caviúna não é citado (Revista não identificada, 19/3/1936).
(Fontes: Fernando A. Domeze; Douglas Razaboni; Ursula Dannemann, 2006; José Carlos Neves Lopes; Wanderley Duck; Antonio Rapette; Paraná em Páginas, 03/1974; RVPSC: Relatórios anuais, 1944-60; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
FONTE: ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário