quinta-feira, 6 de julho de 2017

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO CEBOLEIRO / ROLÂNDIA / PR. ( TRENS / FERROVIA )

FONTE:

ESTACOESFERROVIARIAS

Altitude: 769 m Inauguração: 01.01.1942
Uso atual: demolida com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d

HISTORICO DA LINHA: A E. F. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego em 1925 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em São Paulo, a Cambará, no Paraná. Comprada pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná, teve seu nome alterado para E. F. São Paulo-Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada, em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou. O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado.

A ESTAÇÃO: A estação de Ceboleiro foi inaugurada em no primeiro dia do ano de 1942. Era uma colônia húngara, inclusive o nome da localidade era, antes da 2ª Guerra, Bethlem, em homenagem a uma cidade do mesmo nome da Hungria. 

A estação já foi demolida há anos, e hoje existem duas plataformas abandonadas ao lado dos trilhos, uma perto da outra. Provavelmente, uma da estação e outra do armazém. 

A vila também ficou conhecida nos áureos tempos da ferrovia por ter um grande bordel. Fica hoje próxima à praça de pedágio existente na rodovia, entre Arapongas e Rolândia. 

(Fontes: Vastiler Horacio; Douglas Razzaboni; Folha da Manhã, 1/1/1942; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

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