quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

CASAS DE MADEIRA ( ARQUITETURA ALEMÃ EM ROLÂNDIA - PR. )

FLAVIA GALBERO COSTA


FAZENDA GILGALA

O nome Gilgala tem sua origem no Antigo Testamento. Os hebreus, ao saírem do Egito, ergueram um pequeno monumento de pedra batizado de Gilgal, simbolizando o fim da escravidão deste povo naquele país. Para a família Traumman, a vinda para Rolândia teve esse mesmo sentido de liberdade, na fuga do regime nazista.
Em visita, semana passada, à sede da Fazenda Gilgala, construída na década de 1930 pelo carpinteiro Frederico Tolkmit, ou ao que restou dela, senti -me viajando no tempo, pensando em quantos momentos singulares aquela família passou naquele lugar, e uma tristeza profunda por ver isso tudo se perder no tempo. Que possamos unir forças para trilhar um caminho diferente, preservar nossa história e nossos valores!
COMENTÁRIO:

Ai nasceu, cresceu, brincou, estudou e foi feliz o meu querido amigo Jonathan. Fomos colegas do tempo do 2º grau no Colégio Kennedy. Curtimos algumas aventuras juntos que gostamos sempre de rememorar quando nos encontramos. É muito triste sim sabermos que esta casa que abrigou pessoas tão queridas e cultas, hoje está fadada a virar móveis de luxo para a burguesia dos grandes centros. Peço em nome da família, que a mesma seja restaurada e preservada para a história. Rolândia é conhecida também pelas lindas casas das fazendas dos alemães e judeus que para cá vieram e deixaram suas raízes culturais e arquitetônicas. JOSÉ CARLOS FARINAMAIS COMENTÁRIOS:


Que tristeza, quanta desolação...abandono,,, A casa que tenho na lembrança era bonita, grande, cheia de vida e movimento!!!( Não sei se era mesmo, mas é assim que eu lembro). Tinha um belo gramado circundando a casa, árvores ao entorno e muitas flores. Sete pessoas moraram nessa casa, tres já se foram. O tempo passou e ficaram vivas lembranças impregnadas na mente, , mas que fatalmente vão se empalidecendo até que um dia desaparecerão por completo. É a vida... Um abraço meu caro amigo Farina. Obrigado pela foto! JONATHAN TRAUMANN
Que abandono...uma casa que já foi tão cheia de vida,de música, hoje são ruínas. ANDREW TRAUMANN
Lindo, Farina! concordo com o que vc disse... essas memórias coletivas e individuais é que nos trazem valor afetivo pelas experiências vividas... MIRIAN TRAUMANN.


Obrigado por comentar. É meu amigo.. com exceção das pirâmides do Egito, os lugares sagrados vão aos poucos desaparecendo... para nós, seria ótimo se a casa onde nascemos e crescemos permanecessem... mas, melhor ainda seria com todos os que amamos de volta a este lugar mágico... pelo menos em nossas mentes e corações.... voltarmos a ser crianças... viver de novo as antigas aventuras... vivermos de novo as fantasias das crianças... ver o mundo colorido... bonito... perfeito... o abraço...  a proteção e palavras de conforto... os conselhos dos pais...  bom... pelo menos por uns momentos podemos sim.. é só fechar os olhos e vermos o filme que "rodamos" até aqui.... e o que falta para o término... FARINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário