sábado, 31 de maio de 2014

HISTÓRIA DOS TRENS E DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ROLÂNDIA - PR.

www.estacaoferroviarias

ROLÂNDIA (antiga CAVIÚNA)
Município de Rolândia, PR
Linha Ourinhos-Cianorte - km 537 (1960)PR-1501
Altitude: 731 mInauguração: 01.01.1936
Uso atual: abandonada (2012)com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: Inaugurada em 1936 como Caviúna, alterou em pouco tempo o nome para Rolândia. Há fontes que citam 

ACIMA: No pátio de Rolândia, em abril de 1991, trem turístico que nesse domingo fez os trajetos de Apucarana a California e a Rolandia. Trem, nessa época e nessa linha, só turístico mesmo. Hoje, nem isso (Foto Luiz Moraes).

a data de 25/01/1936 para a inauguração, e que a estação se chamava Villa. A foto ao lado, de uma revista não identificada e publicada em 19/3/1936, teria sido publicada quase dois meses após a inauguração, o que parece muito tempo. Mais tarde foi construída uma nova estação para substituir a antiga, com um prédio mais moderno (e horrível). "A ferrovia também faz parte de minhas lembranças de infância em Rolândia, onde a linha do trem passava a poucos metros da janela do meu quarto, com um barulho que parecia um terremoto. Lembro-me de um aniversário, quando as faiscas da maria-fumaça provocaram um incêndio na capoeira à beira da linha e todos os convidados correram com baldes para tentar apagá-lo. Parece que conseguiram, pois hoje a



AO LADO: Flagrande tomado no dia da inauguração da estação de Rolândia. Vejam que o nome Caviúna não é citado (Revista não identificada, 19/3/1936).
casa continua lá. Aliás, a ferrovia e a casa continuam no mesmo lugar em Rolândia, com um movimento bastante ativo de trens. Meu pai chegou a Rolândia em 1936 e contava que, quando chegava de São Paulo, primeiro lançava pelas janelas as malas e depois saltava na porta da nossa casa. Ainda hoje, quando vou a Rolândia, um de meus passeios prediletos é ver o pôr-do-sol na linha do trem" (Ursula Dannemann, 06/2006). Ela está hoje fechada, depois de ter sido utilizada por algum tempo pela ALL, atual concessionária da linha. Em 2000, a estação tinha em seu pátio 4 desvios.
(Fontes: Fernando A. Domeze; Douglas Razaboni; Ursula Dannemann, 2006; José Carlos Neves Lopes; Wanderley Duck; Antonio Rapette; http://tetodebarro.blogspot.com.br; Paraná em Páginas, 03/1974; RVPSC: Relatórios anuais, 1944-60; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

Estação original de Rolândia, sem data. Foto da revista Paraná em Páginas, no. 109, 03/1974

Pátio de Rolândia, c. 1940. Foto do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada por Antonio Rapette

A estação original de Rolândia, c. 1940. Foto enviada por Wanderley Duck

Prédio atual da estação de Rolândia, em 27/12/2002. Foto Douglas Razzaboni

Prédio atual da estação de Rolândia, em 27/12/2002. Foto Douglas Razzaboni

Placa da estação de Rolândia, em 27/12/2002. Foto Douglas Razzaboni

A estação em julho de 2008. Foto Fernando A. Domeze

A estação em 2012. http://tetodebarro. blogspot.com.br/
Atualização: 10.11.2013
 elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.

Nenhum comentário:

Postar um comentário