sábado, 16 de fevereiro de 2013

NORTE DO PARANÁ - CIGARRO DE PALHA

Nas décadas de 30 a 70 era comum em todos os sítios do norte do Paraná você encontrar personagens parecidos a este, sentados após o almoço ou café preparando um "paieiro", ou seja um cigarro de palha. O fumo era cortado com um canivete, bem fininho. Um bom "fumador"  demorava pelo menos cinco minutos para preparar um destes. No final era comum "selar" a palha passando saliva com a lingua para enrolar. Meu pai, meus tios e meus avós tinham este costume. Meu saudoso pai gostava de fumar o "tietê". Era mais fininho e amarelo. Mais fraco. Ele comprava este fumo em Londrina perto da antiga rodoviária. Em todo sítio que ele passava já logo ia pedindo autorização para buscar palha fina no paiol. Lembro-me que quando passava férias no sítio do meu avô à noite quando estávamos deitados para dormir dava para ver o clarão da chama do cigarro quando o meu avô "tragava" o cigarro. É que a casa não tinha forro. Já fumei alguns também. Na minha ignorância da época, gostava um pouco. hehehehehe.  JOSÉ CARLOS FARINA



Nenhum comentário:

Postar um comentário