sábado, 16 de abril de 2011

CAIO KOCH-WESER

NASCEU EM ROLÂNDIA-PR.
Alto, olhos claros, cabelos brancos e um leve sotaque alemão, Caio Koch-Weser nasceu em Rolândia, norte do Paraná, em um tempo de pouco desenvolvimento na pequena cidade. Como ele próprio conta, a produção de café que saía da fazenda dos pais, imigrantes vindos da Alemanha antes da guerra, no início dos anos 30, tinha de ir por estrada de terra até o Porto de Paranaguá, onde era embarcada para exportação.
"A luz só chegou quando eu já tinha uns cinco anos. As estradas eram de barro e o caminhão com o café atolava a cada viagem", relembra. A região ainda era de mata virgem e o asfalto só chegou nos anos 80.
Koch-Weser fala com orgulho da cidade que, segundo ele, faz parte de uma das regiões de agricultura mais importantes do Paraná. "O norte do Paraná será um polo de desenvolvimento", prevê. A experiência de uma criança que cresceu na zona rural do País, cercado por dificuldades, influenciou Koch-Weser no trabalho que desenvolveria mais tarde no Banco Mundial, onde trabalhou por 25 anos. "A gente aprende mais assim, na vida, do que nos livros", diz. Nos anos 80, ele trabalhou em projetos de desenvolvimento em países da África, além de China, Indonésia e Brasil, é claro. "Lembro de alguns projetos do banco para o desenvolvimento rural no interior do Nordeste, ligados à irrigação. Foi importante ajudar."
Quando completou 15 anos, com alemão fluente aprendido em casa, Koch-Weser mudou-se para a Alemanha onde terminou o ensino médio e fez a faculdade de Economia. Casado com a alemã Maritta, pai de Yara , Ana e o Jacob, ele nunca deixou de dar valor ao Brasil. Paula Pacheco - O Estadao de S.Paulo

Um comentário:

  1. Será que o Sr. Caio possui um único amigo em Rolândia? Será que ele se lembra do Sr. João Kuqui? que administrou a fazenda deles por mais de 40 anos?

    ResponderExcluir