quarta-feira, 30 de setembro de 2015

DR. ÁLVARO CABRAL ( MÉDICO E EX-VEREADOR ) DE ROLÂNDIA - PR.

MÉDICO E EX-VEREADOR

Álvaro Eugênio Cabral nasceu em Colina, São Paulo, no dia 24 de novembro de 1919, onde iniciou seus estudos. O curso secundário (ou ginasial) foi feito em Bebedouro, entre os anos de 1932 e 1937. Por falta de recursos financeiros, ficou sem estudar nos anos de 1938 e 39. Neste período, trabalhou com o pai, que era proprietário de uma farmácia em Colina. Em 1940 foi para Ribeirão Preto, onde fez o curso pré-médico (hoje correspondente ao Ensino Médio), concluído em 1942. No final do mesmo ano, Álvaro foi para Curitiba, onde iniciou o curso de Medicina na Universidade Estadual do Paraná.
Durante as férias, trabalhava como acadêmico num hospital particular de Bebedouro (São Paulo). Entre 1945 e 46, transferiu-se para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em Niterói, onde formou-se em 1947. Ainda em Niterói, freqüentava a enfermaria de clínica médica do Hospital São João Batista, atendendo casos clínicos, pediatria e pequenas cirurgias.
Após a formatura, voltou para Colina, sua cidade natal, onde trabalhou durante três anos como clínico e pediatra. Na época, atendia uma Cooperativa Médica que reunia mais de 20 fazendas de café, onde moravam centenas de famílias.
Mudou-se para Rolândia em 1951. Montou consultório particular e também prestava serviços a vários institutos (IAPC, IAPI e IAPB) e a Prefeitura Municipal, entre outros, sempre na área clínica e pediatria. Aqui se casou com sua querida Raquel e aqui nasceram os filhos Álvaro Luiz, Mário Augusto, Ádria Márcia e Regina Célia. Trabalhou no Posto de Puericultura “Clarice Pedroso”, atendendo as áreas de pediatria, pré-natal e puericultura.
Em 1º de março de 1964 foi nomeado médico plantonista do antigo SAMDU, na cidade de Apucarana, onde fazia plantões aos sábados e domingos. No mesmo ano, passou a trabalhar como clínico e pediatra na antiga Fundação Arthur Thomas (hoje Hospital São Rafael) e, à noite, atendia emergências. Com a unificação dos institutos, transformados no INPS, Álvaro viu-se obrigado a fechar o consultório particular. Continuou trabalhando no INPS de Apucarana, das 7 às 13 horas. E, em Rolândia, trabalhava das 14 às 19 horas. Foi nomeado primeiro coordenador do INPS em Rolândia, cargo que ocupou durante três anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário