terça-feira, 27 de agosto de 2013

ADALBERTO JUNQUEIRA - EX- PREFEITO DE ROLÂNDIA

Ele era amigo do meu avô. Meu avô falava que ele era "gente boa". Um amigo de todos os rolandenses. As pessoas o procuravam em todos os lugares e eram atendidos. Ele obteve dois mandato ( 3 de dezembro de 1946 a 10 de abril de 1947 e 11 de dezembro de 1947 a 9 de dezembro de 1951) Dentre as suas principais obras temos o início da pavimentação no centro da cidade. Adquiriu: - uma camioneta Ford F-100, ano 1948; - uma motoniveladora para abertura e conservação de estradas municipais; um caminhão para transporte de operários e ferramentas. Construiu as primeiras escolas isoladas, nos patrimônios rurais; Construiu as primeiras guias "meio fio" e galerias de águas pluviais; Construiu o Ginásio Estadual a Escola Normal e o Posto de Puericultura (atual APMI); revestiu as ruas do centro com macadame e pedra britada. - adquiriu tbm um caminhão pipa para "aguár" as ruas empoeiradas (não havia asfalto). Nasci em 1956 e cheguei ver estes caminhões pipas aguando as ruas perto da minha casa. Parece mentira mas não é - tenho testemunhas - junto com a água caiam pequenos peixes lambaris, que a molecada ia atrás pegando. É que a água era captada em uma represinha ali próximo do antigo Berger, onde havia muitos lambaris... Pesquisa: Rolandia - Terra de Pioneiros, Dr. Orion Villanueva, 1974. JOSÉ CARLOS FARINA


JARBAS JUNQUEIRA
ESTOU COM O MEU IRMÃO MAIS VELHO SENTADO AO SEU LADO EM CIMA DA CABINE DA CAMIONETA JA CITADA.....NESTA FOTO MEU PAI FOI HOMENAGEADO PELOS FUNCIONÁRIOS QUE ERAM 'da pesada", ISTO É, TRABALHAVAM DE VERDADE


Nenhum comentário:

Postar um comentário