domingo, 3 de fevereiro de 2013

PIONEIROS Ferruche Grotti E Elisa Olivieri Grotti


Hoje minha mãe contou-me sobre como foi quando a família dela  veio de Birigui/ SP para Rolândia. Vieram o Sr Ferruche Grotti, a Sr Elisa Olivieri Grotti e seus filhos: Olanda Grotti, Laurentino Grotti ( Fiori) e Étero Grotti. A criança mais velha era a minha mãe ( Olanda) com 5 anos. Trouxeram apenas bagagens de mão ( roupas e alguns utensílios de cozinha), quase sem dinheiro, meu avô alugou uma casa velha de tábuas e foi morar com a família. Eles dormiam sobre os acolchoados e cozinhavam num fogão feito de pedras no quintal. Meu avô foi trabalhar em uma serraria. Ai em Rolândia tinha duas, uma era a FLORESTA e a outra não me lembro o nome. Minha mãe conta que meu avô discutiu com o gerente da serraria em que trabalhava e ela acredita que esse gerente era o pai do meu pai ( Leopoldo Vargas Vicente). Um dos funcionários disse ao meu avô ( Ferruche) que se ele tinha um sítio, não deveria ficar trabalhando ali, pois ali se trabalhava num dia para comer no outro, e que ele deveria formar o sítio que lhe pertencia. Meu avô então foi falar com o Sr Rodolfo Hannemam ( Acho que assim que se escreve o nome) , pedir se ele não tinha uma casa para ceder, uma vez que a fazenda do Sr Rodolfo era bem próxima do sítio. O fazendeiro disse não tinha uma casa mas que podia ceder um dos chiqueiros, pois não havia nenhuma porca para dar cria. Meu avô aceitou e foram morar no chiqueiro. As crianças ficaram totalmente cobertas por feridas causadas pelas mordidas das pulgas que tinha naquele local. Meu avô, abriu uma " picada" no mato até quase o meio de suas terras e abriu uma clareira onde fez um rancho com troncos de palmito e coberto com as folhas da palmeira. Minha mãe contou que chegou a ver índios que habitavas as terras próximas. Ela não sabe dizer quem tinha mais medo, se eles dos índios ou os índios deles, só diz que eles se escondiam dos índios e os índios fugiam deles, mas quando eles deixavam o rancho aberto e saiam para as áreas onde o meu avô estava trabalhando. os índios entravam e levavam os utensílios que ele gostavam como: Garfos, panelas, panos entre outros. Ela contou também que minha avò fazia uma fogueira bem no meio do rancho todas as noites, para que as " onças" não chegassem muito perto, mas que ele podiam ouvir os " miados " das onças. Disse também que minha avó fez para eles colchões de palha de milho, cedida pelos colonos da fazenda do Sr Rodolfo e sacos de ESTOPA. Ela enchia os sacos e costurava um no outro pela "boca". Quando ia chegando a noite, hora dele irem dormir, minha avó batia com um pau nos colchões para ver se não tinha cobras escondidas na palha. Isso é um pouquinho de uma longa história dos Pioneiros da nossa querida Rolândia  Relato enviado por Marlene Grotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário