sábado, 9 de fevereiro de 2013

CENAS DE ROLÂNDIA ANTIGA - TORRAR CAFÉ EM CASA

Nos anos 30 e até os anos 70 era muito comum na maioria das casas do norte do Paraná torrar café em casa. Quase todas as famílias ou tinham propriedade agrícola ou tinham algum parente que  produzia café. Muitos tinham cafeeiros nos fundos do quintal. Cansei de ajudar a minha mãe e minha avó a "virar" o torrador. Lembro-me que tinha que "virar" sempre na mesma velocidade e não podia parar até que desse o "ponto". O "ponto" era verificado pela cor. Quando os grãos ficavam marrom escuro o torrador era aberto e jogado em cima de uma peneira grande. Não podia ter contato com superfícies sólidas. Tenho na minha memória o barulho do torrador e o cheiro gostoso do café  torrado. Dá até vontade de tomar um. Servido? TEXTO DE JOSÉ CARLOS FARINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário